" La imaginación y la creatividad al servicio de la luz y la exaltación de la belleza "


viernes, 23 de abril de 2010

CAVALO: O símbolo animal e os sonhos.

  "Psicológicamente o cavalo é símbolo de natureza instintiva, é a energia que apóia o ego consciente sem que este perceba. É a energia que gera o fluxo da vida e que dirige nossa atenção para o mundo material, influenciando nossas ações através de uma motivação. 
  O arquétipo do cavalo nos sonhos simboliza liberdade, força e energia sexual. É também um mensageiro trazendo informações do inconsciente, do espírito para o corpo".    

  Nestas duas últimas semanas tenho estado sonhando com cavalos. Esta situação me deixou um tanto curioso e reflexivo. Meu espírito indagador me levou a pesquisar sobre o assunto e, eis que descobri grandes revelações. A seguir:
 
    O SONHO.
 Sonho é uma afirmação das profundezas ctonicas; um estado frio, denso, imutável, onde não se encontra o sentido de moralidade, nem sentimentos humanos, e nem uma noção de tempo. (diferença entre alma e emoção)
 Cada manifestação onírica é uma expressão arquetípica, é um deus falando através da imagem.
 A imagem como fator essencial para a compreensão dela mesma no sonho.
 Sonhar com animais é um fato comum presente na humanidade. Desde os primórdios da existência do homo-sapiens, os animais sempre tiveram importante participação na vida do homem fornecendo alimento, vestuário e até proteção ao estabelecer relações íntimas. Animais participam da vida externa e da vida interna da humanidade desde sempre, e uma vez que os animais são parte integrante da natureza, é natural que a psique utilize imagens de animais para se expressar.
 Os sonhos são a expressão natural e espontânea do inconsciente. É a psique falando pelas imagens e o modo como o inconsciente se comunica com a consciência. 

    O CAVALO.
 "Cavalo" é um arquétipo amplamente presente na mitologia e no folclore universal. Enquanto animal, representa a psique não humana, o infra-humano, a parte animal e, por conseguinte, a parte psíquica inconsciente; por este motivo encontramos no folclore os cavalos clarividentes e "clariaudientes", que as vezes até falam. Enquanto animais de carga, a sua relação com o arquétipo da mãe e das mais próximas (as valquírias que carregam o herói morto até Walhalla, o cavalo de Tróia, etc) Enquanto inferiores ao homem representam o ventre e o mundo instintivo que dele ascende. O cavalo é "dynamis" e veículo, somos por ele elevados como por um impulso, mas como os impulsos está sujeito ao pânico, por lhe faltarem as qualidades superiores da consciência. Tem algo a ver com a magia, isto é, com a esfera do irracional, do mágico, principalmente os cavalos pretos (cavalos da noite), que anunciam a morte.
 Assim sendo, o "cavalo" é um equivalente de "mãe", com uma tênue diferença na nuançe do significado, sendo o de uma, vida originária e o de outra, a vida puramente animal e corporal. Esta expressão, aplicada ao contexto do sonho, leva à seguinte interpretação: A vida animal se destrói a si mesma".
  De um modo geral, a figura do cavalo designa a força vital animal do homem, também, muito associada a "mãe". Como o cavalo é animal de montaria e de trabalho do homem e este até mede a energia em "forças de cavalo", o corcel significa uma quantidade de energia à disposição do homem. "Ele representa assim a libido que penetrou no mundo".
 O animal em um sonho pode estar personificando conteúdos instintivos; pode estar nos contando como nos relacionamos conosco mesmo: pode estar ensinando algumas coisas que escapa à consciência e só ele tem condições de alcançar e expressar nos sonhos, e pode estar se exibindo, inflando nossa subjetividade com sua beleza e energia.
  Uma imagem não surge só de dentro para fora. o fenômeno também acontece de fora para dentro. Quando apreciada a imagem pode evocar a alma, quando manifestada é a alma quem fala. Devemos considerar que um não exclue o outro. O interno e o externo se movimentam sincrónicamente, proporcionando um significado da existência. 

Fotografia acima: Autor desconhecido.
A escultura é de Leonardo da Vinci. 
Bom dia pra todos!
Namâste.

 

No hay comentarios.:

Publicar un comentario