" La imaginación y la creatividad al servicio de la luz y la exaltación de la belleza "


miércoles, 17 de noviembre de 2010

O que é Design. Por que ser Designer?

Exploração Espacial: Consciência Holística
  
  Na sociedade atual como em outras épocas anteriores, o mundo e a vida das pessoas são totalmente moldadas pelo gosto da cultura em voga e condicionadas pela estética midiática imperante. No mundo pos-moderno dos dias de hoje, onde os objetos e imagens são cultuados e considerados a expressão máxima de uma ideologia ou filosofia de vida, ficou “comum” denominar e definir o estilo de cada coisa. A Moda, como a Publicidade e o Design, são a repostas de um processo histórico mercadológico, onde comportamento e identidade é o eixo da existência humana que sustenta a ideai de recriar e se apropriar da realidade.      
   A cultura de consumo dos grandes centros urbanos se consolida através da dinâmica de recriar objetos de uso pessoal para gerar identidade.  O design como ferramenta de trabalho e símbolo de valores, é a resposta para o bem humano. Design, além de construir memória e identidade as coisas é a ciência que visa soluções inteligentes para execução de tarefas.
   Ser Designer é organizar, projetar, planejar e idealizar o mundo tangencial. É criar experiências.
Encarar a realidade como um astronauta é ter a percepção de que tudo é "descoberta" e que o mundo pode ser projetado de maneira mais eficientemente e justa.
 Ser designer é o exercício de ser astronauta num estado constante, de aprimorar e reinventar as ferramentas que já existem. Ser designer é assumir o compromisso com a Arte, Ciência e Espiritualidade para gerar valores e identidade individuais e sociais. O designer que assume esse compromisso, integramente, torna a realidade mais sadia e prática.
  Design é a extensão do comportamento humano para tornar a existência mais confortável, simples e acessível.  

“O homem é prisioneiro de seu horizonte, e a realidade não é mais estranha do que supomos; é mais estranha do que podemos supor. Pensar a realidade tem que incluir pensar sobre pensar; pois a realidade percebida é igual à mente que a percebe”
  
Cristian Herrera.

1 comentario: