" La imaginación y la creatividad al servicio de la luz y la exaltación de la belleza "


miércoles, 28 de abril de 2010

Fonte da vida....

"A essência de estar e encontrar a verdadeira paz é sintonizar com o momento presente e permitir que o curso natural das coisas flua de acordo com seu próprio ritmo, sem impor regras nem condicionamentos"
Cristian Herrera.

Fotografia recente. NordicoARTStúdio

lunes, 26 de abril de 2010

Rendering: Scooter.

  Desenho: Lápis de cor sobre papel Color-plus. Formato A3.
Ilustração feita para aula de Desenho III no segundo semestre de 2008.
Assunto da pesquisa: Design e Produtos.

domingo, 25 de abril de 2010

Barra da Tijuca: Série RIO 40°

Fotografia feita em fevereiro de 2008. NordicoARTStúdio.

sábado, 24 de abril de 2010

Autoretrato: ....momento de transição... tudo se transforma.

Fotografia recente. NordicoARTStúdio.

Momento genuíno.... processo de alquimia na minha vida. 
Sou imensamente grato a deus e ao universo por toda a riqueza de experiências e transformações que minha vida esta adquirindo. 
Descobertas e uma nova dimensão se abrem perante meus olhos...  uma nova forma de pensar e sentir vive meu corpo. Momento de transformação... tudo flui.

Namâste!

viernes, 23 de abril de 2010

INSIGHT

"Os sonhos revelam o que somos, não o que podemos vir a ser, eles refletem a essência. Nos mostram que somos plurais e que cada uma das formas que lá figuram são "o próprio homem inteiro". Potenciais íntegros de comportamento."

CAVALO: O símbolo animal e os sonhos.

  "Psicológicamente o cavalo é símbolo de natureza instintiva, é a energia que apóia o ego consciente sem que este perceba. É a energia que gera o fluxo da vida e que dirige nossa atenção para o mundo material, influenciando nossas ações através de uma motivação. 
  O arquétipo do cavalo nos sonhos simboliza liberdade, força e energia sexual. É também um mensageiro trazendo informações do inconsciente, do espírito para o corpo".    

  Nestas duas últimas semanas tenho estado sonhando com cavalos. Esta situação me deixou um tanto curioso e reflexivo. Meu espírito indagador me levou a pesquisar sobre o assunto e, eis que descobri grandes revelações. A seguir:
 
    O SONHO.
 Sonho é uma afirmação das profundezas ctonicas; um estado frio, denso, imutável, onde não se encontra o sentido de moralidade, nem sentimentos humanos, e nem uma noção de tempo. (diferença entre alma e emoção)
 Cada manifestação onírica é uma expressão arquetípica, é um deus falando através da imagem.
 A imagem como fator essencial para a compreensão dela mesma no sonho.
 Sonhar com animais é um fato comum presente na humanidade. Desde os primórdios da existência do homo-sapiens, os animais sempre tiveram importante participação na vida do homem fornecendo alimento, vestuário e até proteção ao estabelecer relações íntimas. Animais participam da vida externa e da vida interna da humanidade desde sempre, e uma vez que os animais são parte integrante da natureza, é natural que a psique utilize imagens de animais para se expressar.
 Os sonhos são a expressão natural e espontânea do inconsciente. É a psique falando pelas imagens e o modo como o inconsciente se comunica com a consciência. 

    O CAVALO.
 "Cavalo" é um arquétipo amplamente presente na mitologia e no folclore universal. Enquanto animal, representa a psique não humana, o infra-humano, a parte animal e, por conseguinte, a parte psíquica inconsciente; por este motivo encontramos no folclore os cavalos clarividentes e "clariaudientes", que as vezes até falam. Enquanto animais de carga, a sua relação com o arquétipo da mãe e das mais próximas (as valquírias que carregam o herói morto até Walhalla, o cavalo de Tróia, etc) Enquanto inferiores ao homem representam o ventre e o mundo instintivo que dele ascende. O cavalo é "dynamis" e veículo, somos por ele elevados como por um impulso, mas como os impulsos está sujeito ao pânico, por lhe faltarem as qualidades superiores da consciência. Tem algo a ver com a magia, isto é, com a esfera do irracional, do mágico, principalmente os cavalos pretos (cavalos da noite), que anunciam a morte.
 Assim sendo, o "cavalo" é um equivalente de "mãe", com uma tênue diferença na nuançe do significado, sendo o de uma, vida originária e o de outra, a vida puramente animal e corporal. Esta expressão, aplicada ao contexto do sonho, leva à seguinte interpretação: A vida animal se destrói a si mesma".
  De um modo geral, a figura do cavalo designa a força vital animal do homem, também, muito associada a "mãe". Como o cavalo é animal de montaria e de trabalho do homem e este até mede a energia em "forças de cavalo", o corcel significa uma quantidade de energia à disposição do homem. "Ele representa assim a libido que penetrou no mundo".
 O animal em um sonho pode estar personificando conteúdos instintivos; pode estar nos contando como nos relacionamos conosco mesmo: pode estar ensinando algumas coisas que escapa à consciência e só ele tem condições de alcançar e expressar nos sonhos, e pode estar se exibindo, inflando nossa subjetividade com sua beleza e energia.
  Uma imagem não surge só de dentro para fora. o fenômeno também acontece de fora para dentro. Quando apreciada a imagem pode evocar a alma, quando manifestada é a alma quem fala. Devemos considerar que um não exclue o outro. O interno e o externo se movimentam sincrónicamente, proporcionando um significado da existência. 

Fotografia acima: Autor desconhecido.
A escultura é de Leonardo da Vinci. 
Bom dia pra todos!
Namâste.

 

miércoles, 21 de abril de 2010

AMOR, a verdadeira sintonia da vida.


"Quando o amor acenar, siga-o, ainda que por caminhos ásperos e íngremes.
E quando suas asas o envolverem, renda-se a ele.
Ainda que a lâmina escondida sob suas asas possa feri-lo.
E quando ele falar a você, acredite no que ele diz,
Ainda que sua voz possa destroçar seus sonhos,
Assim como o vento norte devasta o jardim.
Pois, se o amor coroar, ele também o crucifica.
Se o ajuda a crescer, também o diminui.
Se o faz subir às alturas e acaricia seus ramos
mais tenros que tremem ao sol, também o
faz descer às raízes e abala sua ligação com a terra.
Como os feixes de trigo, ele o mantém íntegro.
Debulha-o até deixá-lo nu.
Transforma-o, livrando-o de sua palha.
Tritura-o, até torná-lo branco.
Amassa-o, até deixá-lo macio e, então, submeta-o ao fogo
para que se transforme em pão, no banquete sagrado de Deus.
Todas essas coisas podem o amor fazer para que você
conheça os segredos de seu coração e, com esse
conhecimento, se torne um fragmento do coração da VIDA.
Todavia, se no vosso temor, procurardes somente a paz do amor e o gozo do amor, então seria melhor para vós que cobrísseis vossa nudez e abandonásseis a eira do amor, para entrar num mundo sem estações, onde rireis, mas não todos os vossos risos, e chorareis, mas não todas as vossas lágrimas.
O amor nada dá senão de si próprio e nada recebe senão de si próprio.
O amor não possui, nem se deixa possuir.
Pois o amor basta-se a si mesmo.
Quando um de vós ama, que não diga: "Deus está no meu coração", mas que diga antes: "Eu estou no coração de Deus."
E não imagineis que possais dirigir o curso do amor, pois o amor, se vos achar dignos, determinará ele próprio o vosso curso.
O amor não tem outro desejo senão o de atingir a sua plenitude.
Se, contudo, amardes e precisardes ter desejos, sejam estes os vossos desejos:
De vos diluirdes no amor e serdes como um riacho que canta sua melodia para a noite; de conhecerdes a dor de sentir ternura demasiada; de ficardes feridos por vossa própria compreensão do amor e de sangrardes de boa vontade e com alegria; de acordardes na aurora com o coração alado e agradecerdes por um novo dia de amor; de descansardes ao meio-dia e meditardes sobre o êxtase do amor; de voltardes para casa à noite com gratidão; e de adormecerdes com uma prece no coração para o bem-amado, e nos lábios uma canção de bem-aventurança." 

Gibran Khalil Gibran.

martes, 20 de abril de 2010

Por uma economia mais VERDE!


 "A mudança climática é um assunto global, de economia e de negócios. É também uma enorme oportunidade para o empresariado brasileiro.
  A condição do clima mudou. Até bem pouco tempo atrás, conferências sobre mudanças climáticas atraíam basicamente cientistas e ONGs. Após o estopim da crise financeira global, os governos intensificaram suas ações sinalizando com políticas públicas generosas para tecnologias menos poluentes. Isso trouxe as grandes empresas para o debate. Em recentes encontros internacionais, governos e grandes multi-nacionais debateram o tema com entusiasmo, enfatizando soluções caras e de longuíssimo prazo. A diversidade dos debatedores cresceu, mas a sua origem se mantém. As discussões sobre clima estão dominadas pelos países industrializados, os grandes responsáveis pelo aquecimento global. Por sua vez, na maioria dos países em desenvolvimento, governos e, sobretudo, empresários ainda se mostram alheios ao novo cenário, a seus problemas e às suas oportunidades. Essa lacuna inclui o Brasil e pode nos cobrar um alto preço num futuro próximo".

  Artigo publicado pela revista Exame. Edição de 2009
 Fotografias feitas em 2009 na floresta da Tijuca. NordicoARTStudio.

Produção, produção, produção........!!!

Fotografia feita em fevereiro de 2010.

  Pressão!!! A inspiração veio até o estúdio e não teve outro jeito.... rsrs!! A minha melhor opção foi aceitar de boa gana seu alto astral e cair dentro. Sim!! Mãos a obra e trabalhar. 
  Estou preparando um novo material e não vou postar até ele estar em andamento.... muita coisa esta rolando....  vários projetos paralelos em produção; Rio 40°, chocolates PRIMOUS, Freelancer, fotografia, reciclagem, moda, pesquisa, etc....  O lance é  ser versátil e desprendido.  A imagem acima, embora não fale muito especificamente destes novos trabalhos, imprime perfeitamente bem o conceito de "Trabalho" e "Foco": Produção!!
  Bom dia pra todos!
  Namâste.

sábado, 17 de abril de 2010

GISELLE BUNDCHEN por MARIO TESTINO.

Fotografia por Mario Testino.

Mais uma referência para minha série de ilustrações: RIO 40°
 Atmosfera, modelo e luz perfeitas. Bela imagem!! conceito perfeito.
É o "espírito" que vou impregnar nas minhas ilustrações

ONIKS: "Lifesurfing".....Minha marca em construção.

Moda, Design e Cultura. 

  ONIKS: Será a próxima marca a fazer vanguarda nas ruas do Rio de Janeiro e revolucionar o mercado Fashion com seu estilo "solto", arrojado, eclético, holístico e contemporâneo.   
  Encantara e "vestira", específicamente ao público em busca desse novo "código cultura": Consumo inteligente e consciente. SUSTENTÁVEL.
 Um novo padrão de comportamento e atitude se respira no mundo globalizado.... respeitar a natureza é pouco. Exaltar-lha é a chave!!. Oniks assume essa mudança com total liberdade e exuberância a fim de mobilizar e transformar as pessoas em "células vivas" para fazer do mundo um lugar mais habitável e enérgico.
Um bom dia pra todos!! 
Namâste.

viernes, 16 de abril de 2010

Rolé: SURFER. "São Conrado Beach".

Cristian Herrera  

  Praia de São Conrado. Mais uma sessão de SURFing
Fotografia feita pelo meu camarada "Gamba". Valeu meu brother, dia inesquecível.

miércoles, 14 de abril de 2010

Publicidade: Flyer.

  Trabalho de faculdade: Aplicação de sistema Ergonômico da informação e Gestalt.
Para o desenvolvimento desta peça gráfica apliquei: Photoshop, Corel draw e Fotografia.

martes, 13 de abril de 2010

Olhando pela janela...

  Tem dias que me sinto assim...  como a fotografia acima...  misto entre observar e sentir tudo o que esta a minha volta ou simplesmente, contemplar e deixar que tudo flua, procurando a imparcialidade e o vazio dos acontecimentos.
  Este é o momentos de tomar decisões e fixar metas!! ...a vida conduz a alquimia. Devemos transformar tudo aquilo que sentimos e pensamos em ações prudentes, benéficas e positivas. 
  Namâste!

domingo, 11 de abril de 2010

Nuvens de abril...

Estudo em caneta bick. Desenho sobre papel.

sábado, 10 de abril de 2010

Obra prima.

Desenho: 57X45cm. Ano 2000. Bico de pena sobre papel canson.
Um dos meus trabalhos favoritos.

viernes, 9 de abril de 2010

SATORI

  Quando o corpo físico, a mente, o campo eletromagnético e o ser energético de sua consciência estão alinhados, se experimenta a unidade, harmonia e regeneração das células. Este alinhamento gera saúde, vitalidade, inteligência, vontade e auto-conhecimento para superar qualquer obstáculo ilusório da realidade.
  Namastê!! Bom dia pra todos.
  Ilustração: Alex Grey.

jueves, 8 de abril de 2010

Kybalion

Desenho: 28X37cm. Ano 2004. Bico de pena sobre papel canson.
Este desenho foi feito a partir de um sonho... A inspiração veio de um livro chamado "El kybalion", os sete princípios herméticos que erigem o universo". 

miércoles, 7 de abril de 2010

Diluvio... Rio de janeiro

Caos no mundo... humanidade em crise... tempos de renovação e limpeza no planeta.

martes, 6 de abril de 2010

Design orgânico.

  Desenho. Lápis de cor sobre papel canson, tamanho A3. Este desenho foi feito para uma disciplina da faculdade: Desenho III
  O exercício era desenvolver e projetar um objeto ergonômico que tivesse alguma função e fosse aplicado para uso diário a um grupo específico de público.
  A forma orgânica que paira sobre a moça de biquíni, nada mais é que uma embalagem de protetor solar. Fiz o desenho pensando no layout para a publicidade e a situação do público alvo.
  Obviamente o erotismo esta presente na atmosfera e em todas as formas desenhadas.... natureza é orgânica, sedutora e sensual. 
  Publicidade e Design. Duas companheiras inseparáveis.
  Detalhe: O desenho acima não tem nada elaboração no Photoshop. Apenas usei, depois da foto para realçar as cores e aplicar contrastes. O desenvolvimento foi lápis e papel, além de muito carinho e observação.
  Bom dia pra todos!!

domingo, 4 de abril de 2010

Layout. Ensaio para capa de livro.

  Embora as duas fotos acima não sejam da minha autoria, elas funcionam como uma boa referência para a capa do livro da série de ilustrações que estou produzindo: RIO 40°. Até concluir, virão muitas idéias de capa, mas essa pode ser um ótima direção.
  Teste aprovado!!

RIO 40°

Desenho. Lápis de cor caran d´ache sobre papel canson. 18X27cm.

sábado, 3 de abril de 2010

Fotógrafo de MODA.

  Terry Richardson fotógrafo de moda americano, nasceu em new york 1965, filho também de fotógrafo de moda Bob Richardson. Terry produziu diversas fotos para marcas famosas de moda, como Sisley, Hugo Boss, Gucci, Levi´s, entre outras. Também fotografou diversos editoriais para revistas como Vogue, Vice, Harper´s Bazaar, Penthouse, The Face, GQ e Sports Illusfrated. Embora não seja um dos meus fotógrafos favoritos merece destaque pela ousadia da sua lente e o descompromisso em certas situações. 
  Seu estilo provocante e transgressor de produzir imagens são uma ótima referencia para minha mais recente produção gráfica: "RIO 40°"
  Para mais informações, acesse e confira: www.terryrichardson.com

viernes, 2 de abril de 2010

Cartaz.

Trabalho autoral. Apenas uma idéia para uma possível campanha de conscientização da reciclagem e separação do lixo.

Meus Herois Urbanos!!

  "Batista" é o nome deste humilde trabalhador de rua; coletor de papelão, garrafas pet e latinhas de alumínio. Sua rotina de trabalho chega até 10 horas por dia, chegando a carregar centenas de kilos diariamente, indo de um local a outro na sua coleta. 
  O trabalho destas pessoas é essencial para transformação do mundo e uma nova sociedade. Fico feliz de assistir a transformação que esta acontecendo...  gradual, mas vital para o planeta e a preservação da natureza. Colabore você também! Separe seu lixo e doe ao coletor mais próximo de sua rua, fará uma diferença enorme!!
Bom feriado pra todos.

jueves, 1 de abril de 2010

"BIODESIGN": Design orgânico... Tendência.

  O desenho acima é de Jean Giraud, mais conhecido como "Moebius". Desenhista e ilustrador francês, ficou famoso ao publicar edições como o "INCAL" na década de 80 para o mercado editorial de HQ.
  Seu traço é único e revelador. Passei a maior parte da minha adolescência admirando e estudando seus desenhos. Até hoje consulto de vez em quando para relembrar a dimensão de sua obra.   
  Vale a pena conferir!!